9 DE JULHO: Feriado no Estado de São Paulo em função da Revolução Constitucionalista

por Tiago Lotto publicado 02/07/2025 19h45, última modificação 02/07/2025 19h46
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado ocorrido entre julho e outubro de 1932 e tinha por objetivo a derrubada do governo do presidente Getúlio Vargas. O ditador havia assumido o poder em 1930. Câmaras do Brasil não terão atendimento no dia 9 de julho, uma quarta-feira.

No próximo dia 9 de julho (quarta-feira), o Estado São Paulo celebra um fato histórico que marcou o destino do Estado e do país: a Revolução Constitucionalista de 1932. Em função da data histórica, 9 de julho é feriado no Estado de São Paulo.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado ocorrido entre julho e outubro de 1932 e tinha por objetivo a derrubada do governo do presidente Getúlio Vargas. O ditador havia assumido o poder em 1930.

Com um governo provisório, mas de amplos poderes, Vargas fechou o Congresso Nacional, aboliu a Constituição e depôs todos os governadores. Insatisfeita, a população iniciou protestos e manifestações, como a do dia 23 de maio, que terminou num conflito armado.

A revolução então acabou eclodindo no dia 9 de julho. O levante se estendeu até o dia 2 de outubro de 1932, quando os revolucionários perderam para as tropas do governo.

Mais de 35 mil paulistas lutaram contra 100 mil soldados de Getúlio Vargas. Cerca de 890 pessoas morreram nos combates. Getúlio Vargas permaneceu no poder até 1945, mas já em 1934 era promulgada uma nova Constituição dando início a um processo de democratização. Sinal de que o sangue paulista não foi derramado em vão.

“Infelizmente, nos conflitos da revolução, dois catanduvenses faleceram: Antonio Ortega de Haro e Josué Grande. Eles foram homenageados (por iniciativa de Padre Albino) dando seus nomes para um lar para meninas órfãs, que recebeu o nome “Lar Ortega e Josué”, onde hoje atende o Colégio Ressurreição”, falou o presidente da Câmara de Catanduva, vereador Marcos Crippa.

Outra homenagem aos “Voluntário de Catanduva” na Revolução de 1932 fica na Praça 9 de Julho, onde uma estátua de um soldado constitucionalista foi instalada para lembrar a data histórica.

“Na Câmara de Catanduva, no plenário da Casa, um capacete usado por um soldado constitucionalista fica em exposição constante, lembrando a data da década de 30”, completou o vereador Marcos Crippa.

Em função do feriado de 9 de julho, a Câmara de Catanduva não terá atendimento na próxima quarta-feira (9). O atendimento retorna na quinta-feira, dia 10.

 

Câmara de Catanduva

Comunicação Social