Vereadores, promotor e mães atípicas estiveram reunidos para debater o Projeto de Lei nº 13/2025

por Tiago Lotto publicado 23/04/2025 14h25, última modificação 23/04/2025 14h26
Encontro ocorreu no gabinete do presidente do Legislativo, vereador Marcos Crippa. Presentes discutiram o Projeto de Lei 13/2025, do vereador Pastor Júlio Zanini, sobre criação de medidas de garantia de inclusão e acessibilidade para famílias atípicas em estabelecimentos comerciais de grande circulação e locais públicos de Catanduva.

Nove vereadores da Câmara Municipal estiveram reunidos nesta terça-feira (22) com o Promotor de Justiça Antônio Bandeira Neto e com mães atípicas de Catanduva. O encontro ocorreu antes da sessão da Câmara, no gabinete do presidente do Legislativo, vereador Marcos Crippa.

Os presentes discutiram o Projeto de Lei 13/2025, de autoria do vereador Pastor Júlio Zanini, que dispõe sobre criação de medidas de garantia de inclusão e acessibilidade para famílias atípicas em estabelecimentos comerciais de grande circulação e locais públicos de Catanduva.

As mães presentes na reunião são do grupo catanduvense TEApoio, que conta com filhos ou familiares de pessoas com o Transtorno de Espectro Autista (TEA).

“Cresceu na sociedade o interesse em promover meios eficazes capazes de garantir igualdade de condições para todos, assim o mundo como um todo, visando promover igualdade de condições a toda a população, tornando a vida de todos acessível, respeitando as limitações de cada indivíduo”, falou o vereador Pastor Júlio.

O projeto estava na Ordem do Dia da reunião dos vereadores desta terça-feira (22), porém recebeu pedido de vistas (não vou discutido e votado). A meta é promover outro encontro com envolvidos no tema, já que o projeto de lei envolve supermercados, shoppings, escolas, hipermercados, estabelecimentos de grande circulação e locais públicos.

Segundo o promotor Antônio Bandeira Neto, o projeto é inovador no Estado de São Paulo e será uma contribuição para a sociedade catanduvense.

“É uma experiência que vivenciei na Europa, onde luz e som são alterados em alguns espaços para melhorar a saúde dos autistas ou quem tem uma maior sensibilidade. Penso que as empresas poderão ser beneficiadas, visando publicidade e selo de qualidade. É uma iniciativa que traz contribuição para a sociedade catanduvense”, falou ele após a reunião na Câmara.

O vereador Pastor Júlio Zanini disse que o encontro foi muito produtivo e que, em breve, uma nova reunião será agendada. Membros de órgãos de classe, entidades e instituições serão convidados para participar e colaborar com sugestões sobre o projeto de lei que está tramitando na Câmara de Catanduva. Câmara de Catanduva

 

Comunicação Social

Texto: Tiago Lotto / Fotos: Paulo Roberto Ornellas