Alunos do Colegião visitam a Câmara; Taise Braz e Gleison Begalli orientam sobre o cotidiano dos vereadores
Cerca de 50 alunos do 1º e do 2º anos foram acompanhados pelos professores Guilherme Motta e Cândido Ronchi (Cândinho). Gleison e Taise receberam os jovens no plenário da Câmara e os estudantes foram 'vereadores por um dia'.
Alunos do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora do Calvário, o Colegião, de Catanduva, visitaram nesta quinta-feira (15) a Câmara Municipal. Eles foram recebidos pela vereadora Taise Braz e pelo vereador Gleison Begalli.
Cerca de 50 alunos do 1º e do 2º anos foram acompanhados pelos professores Guilherme Motta e Cândido Ronchi (Cândinho).
O objetivo da visita foi praticar a cidadania, conhecer a sede do Legislativo e saber como são as atividades diárias dos parlamentares, que são os vereadores escolhidos pela população por meio das eleições municipais.
No plenário da Câmara, Taise e Gleison fizeram explanações sobre as atividades diárias dos parlamentares e sobre o funcionamento do Legislativo. Depois, abriram a palavra para um bate papo com os estudantes, que fizeram várias perguntas.
Os estudantes tiveram acesso aos assentos dos vereadores e tiveram o ‘momento parlamentar’, usando o microfone. Pelas TVs instaladas no plenário, eles acompanharam gravações de trechos de sessões da Câmara Municipal.
“É de grande importância essa visita. Além do Legislativo, os estudantes também irão conhecer os Poderes Executivo e Judiciário. Na Câmara, os alunos puderam ocupar as cadeiras do vereadores e foram orientados de como é realizada uma sessão, como é feita uma Ordem do Dia da discussão dos vereadores e como é o processo administrativo diário da Casa. Essa experiência é conhecimento, é cidadania”, frisou o professor Candinho Ronchi.
“É uma satisfação receber estudantes no ambiente da Câmara. É importante orientar sobre como o vereador atua, quais suas funções e, ainda, como o Legislativo desenvolve suas tarefas diárias”, comentou a vereadora Taise Braz.
“Essas atividades extraclasse são produtivas. Parabéns pela iniciativa dos professores por procurar a Câmara e agendar a visita. Estamos de portas abertas”, disse o professor e vereador Gleison Begalli.
Entre os temas discutidos por Taise e Gleison com os alunos, estiveram na pauta a minoria das mulheres nas câmaras, infraestrutura urbana, saúde e educação. A possível formação de um Grêmio Estudantil no Colegião também foi tema debatido entre os presentes.
Comunicação Social
Texto e fotos: Tiago Lotto